Atrasos no programa Ferrovia 2020

Atrasos no programa Ferrovia 2020

Esta semana soou o alarme com a publicação num jornal diário de uma notícia segundo a qual a Infraestruturas de Portugal terá atrasado ou adiado 18 obras de requalificação ferroviária incluídas no programa Ferrovia 2020 e que uma outra terá sido cancelada.

Entretanto, a Infraestruturas de Portugal veio esclarecer em comunicado que “todos os investimentos previstos executar no âmbito do Ferrovia 2020 estão em desenvolvimento e serão concretizados".

Ministro das Infra-estruturas revela ambição de «ligar Lisboa e Porto à maior velocidade possível»

Ministro das Infra-estruturas revela ambição de «ligar Lisboa e Porto à maior velocidade possível»

O Ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, concedeu, no passado dia 9 de Setembro, uma entrevista ao programa ‘Tudo é Economia’, da RTP3, e abordou um dos temas quentes da cena política portuguesa: o TGV, que voltou à ordem do dia pela boca de Rui Rio. O reparo do candidato do PSD até mereceu resposta por parte do Primeiro-Ministro, António Costa. Pedro Nuno Santos também não fugiu ao tema.

Modernização da Linha do Minho recebe financiamento de 68 milhões do Fundo de Coesão

Modernização da Linha do Minho recebe financiamento de 68 milhões do Fundo de Coesão

O processo de modernização da Linha do Minho contará com uma alocação de 68 milhões de euros por banda do Fundo de Coesão da União Europeia – a empreitada, uma das que está atrasada (em termos de execução) no âmbito do programa Ferrovia 2020, terá assim financiamento comunitário para prosseguir a sua segunda fase, adiantou  jornal ‘Público’. A primeira fase, recorde-se, foi finalizada e inaugurada em Julho passado.

Arriva admite lançar o primeiro comboio privado na Linha do Norte

Arriva admite lançar o primeiro comboio privado na Linha do Norte

A Arriva Portugal está a olhar muito atentamente para a liberalização do transporte ferroviário de passageiros em Portugal e admite apostar no transporte ferroviário de longo curso, regional e suburbano. A empresa, que é uma subsidiária dos caminhos-de-ferro alemães, a Deutsche Bahn, e operador ferroviário em países como Inglaterra, Suécia, Polónia, Holanda, entre outros, pretende, muito em breve, finalizar alguns processos burocráticos e constituir-se como operador ferroviário em Portugal.

Ovar-Gaia: Comissão Europeia dá 119 milhões para renovação do troço da Linha do Norte

Ovar-Gaia: Comissão Europeia dá 119 milhões para renovação do troço da Linha do Norte

A Comissão Europeia anunciou que atribuirá 119 milhões de euros a Portugal, no âmbito da renovação da Linha do Norte, no troço ferroviário que liga Ovar a Gaia – a verba, adiantou a Lusa, provém dos fundos da política de coesão e tem como objectivo criar «maior conforto e segurança» e um tempo de trânsito «mais curto».